Dia Nacional do Livro Infantil - Coletivo Leitor

Dia Nacional do Livro Infantil

Por Coletivo Leitor - 18 abr 2019 - 5 min

A literatura tem o poder de transformar o mundo. É por isso que os livros devem ser introduzidos ainda na Educação Infantil, uma vez que eles têm a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais crítica e justa.

No dia 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil

A data foi instituída com o intuito de gerar reflexão a respeito do quanto é importante que o livro seja presente na vida de todas as pessoas desde a infância.

O dia 18 de abril foi escolhido em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, escritor brasileiro que dedicou a maioria de suas obras à literatura infantil.

 

A importância do livro infantil

A leitura é uma das principais responsáveis por nos fazer entender o lugar onde estamos, a nossa cultura e tudo aquilo que envolve as dimensões do ser humano. Portanto, é essencial que as obras literárias façam parte da formação de uma criança. Nesse sentido, é imprescindível o envolvimento não só da escola, mas também da família, em que haja exemplo de bons leitores. Um livro forma mais do que bons leitores, também ajuda a desenvolver a empatia.

Além de ampliar o vocabulário, os livros estimulam a criatividade, a imaginação, a educação e o conhecimento. Os pais e os educadores que se preocupam com a formação integral de uma criança devem estimular, desde cedo, o contato com os livros.

O livro infantil deve ser introduzido de forma natural na vida dos pequenos leitores. Seja em casa ou na escola, é importante que a leitura não seja uma atividade imposta, para que a criança não a enxergue como um dever, mas como um momento de lazer, interação e conhecimento.

Busque saber quais assuntos chamam mais a atenção da criança, estimule a compreensão e a interpretação da leitura com conversas e perguntas sobre o enredo. Tudo isso contribui para que os pequenos entendam a leitura como um momento prazeroso.

Leia também: 

 

Indicação de livros para a Educação Infantil

As obras de literatura infantil podem ser utilizadas para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e os povos, por exemplo. Além disso, podem ensiná-las a agir com ética e também a expressar os sentimentos de acordo com suas emoções.

Para comemorar este dia, que deve ser incentivado diariamente, aqui vão algumas indicações de livros infantis para apresentar aos pequenos. Estes livros são lançamentos das editoras Caramelo, Ática e Formato

Chapéu fora de moda

livro infantil

Beto adora o chapéu que sua avó tricotou para ele quando era pequeno: é quentinho, confortável e cobre suas orelhas. Mas então seus amigos tiram sarro dele, porque está fora de moda. Beto não quer ser diferente dos outros e vai fazer de tudo para se encaixar. Inclusive experimentar muitos chapéus.

Obra: Chapéu fora de moda
Autor: Emily Gravett
Editora: Caramelo
Coleção: Avulso
Indicação: Alunos do 1º e 2º anos

Tex, o texugo pra lá de organizado

livro infantil

O texugo Tex gosta de tudo bem limpo, organizado e combinando. Isso pode ser um pouco difícil quando se mora na floresta, com toda a sua exuberância e um monte de outros animais. Mas ele está determinado, e fará de tudo para conseguir.

Obra: Tex, o texugo pra lá de organizado
Autor: Emily Gravett
Editora: Caramelo
Coleção: Avulso
Indicação: Alunos do 1º e 2º anos

A lua cheia na casa sonolenta

livro infantil

Uma lua cheia…

Uma noite tranquila…

Uma cama confortável…

Com todos esses ingredientes, como é que ninguém consegue dormir?

O livro de Audrey e Don Wood, A Casa Sonolenta, tem sido adorado por famílias ao longo de gerações. Agora, A Lua Cheia na Casa Sonolenta, sua adorável continuação, vai se tornar uma das histórias de ninar favoritas de muita gente — perfeito para uma leitura compartilhada quando a lua está cheia.

Obra: A lua cheia na casa sonolenta
Autores: Audrey Wood e Don Wood
Editora: Ática
Coleção: Abracadabra
Indicação: Alunos do 1º e 2º anos

A poesia se faz num pescar de olhos

livro infantil

Poesia é uma arte tão sutil que, numa piscada de olhos, surgem versos que falam de futebol, de provérbios, do tempo e das diversas maneiras de fazer poesia.

A poesia se faz num pescar de olhos é um livro para quem gosta de viajar com as palavras, brincar com elas e ficar ligado, plugado, conectado com as coisas do mundo e do coração. A obra traz poemas inéditos e outros que já tinham sido publicados nas obras Poemas lambuzados (de 1999) e Poemas avoados (de 2002) pela Editora Saraiva. Tudo com uma nova roupagem e as lindas ilustrações da Andrea Ebert.

Obra: A poesia se faz num pescar de olhos
Autor: Leo Cunha
Editora: Formato
Coleção: Avulso
Indicação: Alunos do 4º ano

 

Conheça nossos livros

Para encontrar mais opções de livros de literatura infantil, conheça Nossos Livros.

livro infantil

Compartilhe: