5 livros para ler no Natal - Coletivo Leitor

5 livros para ler no Natal

Por Nicolle Abreu - 12 dez 2019 - 4 min

Propiciando uma forte experiência de comoção e prazer (sensorial, intelectual), de descoberta de si e do mundo, a literatura pode auxiliar de modo decisivo o desenvolvimento da aprendizagem de crianças e jovens. O contato com textos de ficção amplia o vocabulário dos estudantes, aguça seu senso de observação para cenários e personagens, para a progressão do enredo, estimula a percepção do nexo entre o dito e o subentendido, entre outras possibilidades.

Que tal então aproveitar as comemorações de fim de ano para incluir na cesta de presentes livros que tratem justamente dessas festividades? Desenvolver o hábito de leitura nos alunos desde a Educação Infantil é muito importante, não apenas para o desempenho escolar, mas para o desenvolvimento integral dos estudantes. O contato continuado com o universo ficcional refina a sensibilidade e gera novas compreensões, estimula toda a sorte de “nascimentos”, o que vem a calhar no Natal.

Confira então nossa lista de sugestões para ler nessa época.

5 livros para ler e entrar no clima de Natal

1) Papai Noel de aluguel – Regina Chamlian e Helena Alexandrino (Editora Ática)

O pai de Charles foi demitido e consegue um trabalho temporário como Papai Noel em um shopping center. Apesar de todas as dificuldades que a família está passando, o garoto não quer ficar sem presente e Natal.

2) Um conto de Natal – Charles Dickens, adaptação Laura Bacellar (Editora Scipione)

O rico e avarento Ebenezer Scrooge detesta o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Mas, ao se aproximar mais um período natalino, ele recebe a visita do espírito de seu ex-sócio, que não consegue encontrar paz por não ter sido bom nem generoso em vida.

3) Um Natal sem igual – Telma Guimarães Castro Andrade (Editora Atual)

Era Natal. E Natal sem presépio vivo não é Natal, acreditava vovó Ana. Por isso, toda a família havia se reunido para encenar o nascimento do menino Jesus. E, assim que a encenação terminou, as crianças correram para o jardim, à espera do Papai Noel. Mas Papai Noel estava atrasado. Afinal, o que teria acontecido com o velhinho que todos os anos marcava presença naquela casa?

4) Um inimigo a cada esquina – Raul Drewnick (Editora Ática)

O Natal está próximo e todos estão fazendo suas compras, indiferentes à situação de Duda, Sujinho, Simpa e Helinho, quatro meninos de rua que ainda sonham com a felicidade.

5) “A missa do galo”, em Contos – Machado de Assis (Editora Ática)

Na véspera do Natal, um jovem estudante conversa com sua anfitriã, mulher de um parente seu, enquanto espera um amigo que o levará à Missa do Galo. Sedução e subentendidos marcam a espera, carregada de tensões.

A importância da literatura para a educação integral

O uso da literatura vai muito além da sala de aula. O universo ficcional possui a capacidade de desenvolver habilidades socioemocionais. As situações vividas pelos personagens, despertam nos jovens sentimentos como empatia, gratidão e solidariedade, além de permitir a identificação de muitos. Alguns personagens, podem ajudar as crianças a lidar com suas questões pessoais de maneira mais maduras, ao ver seus sentimentos e angústias refletidos nas páginas da leitura.

Além disso, muitas obras literárias permitem trabalhos transdisciplinares envolvendo as áreas de português, história, geografia, ciências etc. Histórias natalinas podem permitir, por exemplo, discussões sobre religiosidade e diversidade cultural, sobre hábitos de consumo e sobre a desigualdade socioeconômica.

Livros para todas as datas

O trabalho com livros literários em sala de aula é sempre uma maneira de abordar de modo lúdico os conteúdos do currículo. Personagens fictícios criam sentimentos como empatia e pertencimento nos alunos, que se identificam com os dilemas e questões em jogo nas histórias.

Se você procura títulos relacionados a datas comemorativas, o acervo da Somos Educação oferece muitas opções para cada data. Afora o Natal, datas como Carnaval, Páscoa, Dia da Consciência Negra e muitas outras também podem ser trabalhadas por meio da leitura de obras literárias. Para encontrar o livro correspondente a cada data, utilize o filtro “datas comemorativas”, disponível na aba “Nossos Livros”, dentro do portal Coletivo Leitor.

guia-do-professor

Compartilhe: