Livros infantis para ler antes de dormir - Coletivo Leitor

Livros infantis para ler antes de dormir

Por Coletivo Leitor - 31 jul 2019 - 3 min

A hora de dormir é um dos momentos mais difíceis na rotina das crianças, constituindo um grande desafio para quem cuida delas. A suavidade e o embalo dos acalantos podem ser de grande valia nessa hora em que elas se separam dos pais e abandonam os controles da vigília. No entanto, além das canções de ninar, ler antes de dormir também é uma boa alternativa para acalmar os ânimos e fazer com que os pequenos tenham um sono mais tranquilo. 

Simbolizar conflitos e dissolver tensões

A leitura que precede o sono tem muitos pontos positivos. As histórias contadas às crianças estimulam sua imaginação e as auxiliam a expressar simbolicamente conflitos e receios mais íntimos, diminuindo a tensão e favorecendo o sono. 

Isso sem falar na cumplicidade estabelecida entre quem conta a história e quem a escuta e nos benefícios dessa interação, nos sentimentos de proteção e confiança dela decorrentes.  

É de mim que a história fala

A eficácia simbólica dos livros liga-se, é claro, ao potencial de identificação com o leitor. As crianças sentem que as narrativas de aventura, as peripécias do protagonista, os perigos enfrentados, a magia dos inimigos e a coragem dos heróis dizem respeito a elas mesmas (“essa história fala de mim, mexe comigo!”). Escolher títulos adequados ao temperamento e ao momento de vida de cada leitor permite aproveitar ao máximo essa capacidade de identificação. Assim, listamos a seguir cinco livros para ler na cama, que tematizam  justamente as dificuldades e fantasias ligadas à hora de dormir:

De papo com a noite

de papo com a noite

O livro conta a história de um menino que não consegue dormir depois de muito brincar durante o dia. Ele procura alguém para conversar, mas todos estão dormindo. Sozinho, ele acaba descobrindo que o escuro, a parede, o raio de luar, o fio de fumaça e o vento podem ser bons companheiros de papo até o sono chegar. Clique aqui para mais informações sobre o livro. 

Bibi vai para a sua cama

livros infantis

A personagem Bibi tem uma cama todinha só para ela, mas insiste em dormir com seus pais. Até que, certo dia, a menina começa a se sentir incomodada, apertada e sufocada. É aí que ela faz uma grande descoberta. O que será que a cama de Bibi revela? 

Esse sono que não vem 

livros infantis

Em Esse sono que não vem uma menina conta sua rotina quando o dia termina. Ela fala do momento em que sua mãe chega do trabalho, conta do banho e das conversas que surgem até a hora de dormir.

A casa sonolenta

livros infantis

Neste conto de acumulação, ninguém para de pé: adultos, crianças e até os animais (cachorro, gato e rato) não querem sair da cama. O texto cheio de repetições embala o sono geral, até que uma minúscula pulga resolve fazer barulho. Conheça mais sobre o livro clicando aqui

De noite no bosque 

livros infantis

Todos os dias Felipe e Gabi adormecem embalados pelas histórias que seus pais lhes contam. Mas, um dia, exaustos do trabalho, os pais mandam as crianças para a cama sem histórias. Mas Felipe tem uma ideia: assumir o papel de contador para fazer dormir os adultos. Vale conferir o livro para saber o que aconteceu. 

Compartilhe: