Livros de Literatura Infantojuvenil - Qual a sua importância?

Livros de literatura infantojuvenil: entenda sua importância para o desenvolvimento das crianças

Por Coletivo Leitor - 14 dez 2018 - 4 min

Ler é uma das formas mais bonitas de viajar por universos diferentes. Para as crianças e jovens adolescentes, os livros de literatura infantojuvenil são capazes de contribuir para o desenvolvimento do imaginário, da criatividade, do enriquecimento cultural e do vocabulário.

Isso acontece porque é nesse momento que o leitor (ou ouvinte) tem contato com histórias e realidades distintas que se somam a sua. Sabendo disso, discorremos abaixo sobre os benefícios e as contribuições dos livros literários para o crescimento das crianças.

Benefícios da leitura de livros de literatura infantojuvenil

1. Crianças aprendem mais a partir da fantasia

Imagine um livro que conta a história de uma menina perdida em um mundo desconhecido. Essa, acaba descobrindo criaturas nunca vistas antes. Lá ela enfrenta diversos conflitos: faz amizades, precisa confrontar personagens contrários a sua existência, passa por dilemas, entre outros imprevistos.

Essa é a narrativa de Alice no País das Maravilhas. A verdade é que, no fundo, essa história também se trata do autoconhecimento, de enfrentar o desconhecido, de criar laços e superar dificuldades.

Tudo isso pode ser debatido a partir da literatura. Mas, além disso, é comprovado que as crianças aprendem mais a partir da fantasia durante a leitura de livros de literatura infantojuvenil.

Segundo estudo revelado no Portal Aprendiz, a partir da leitura de obras fantásticas as crianças tendem a enriquecer seu vocabulário. Isso acontece através do contato com realidades desconhecidas e que desafiam seu entendimento do mundo real. Essa justificativa se baseia no fato de que as histórias de fantasia prendem mais a atenção do leitor ou ouvinte.

2. Enriquecimento cultural e pessoal

Na literatura, o livro é um mundo aberto de possibilidades já que cada leitor tem uma percepção diferente sobre os acontecimentos narrados. A construção da leitura se dá a partir da soma do significado literal das palavras, do conhecimento da criança sobre os temas e da curiosidade inerente a qualquer indivíduo.

Ou seja, o que estiver escondido nas entrelinhas não será absorvido igualmente por todos os leitores. A partir dessa vivência individual, do contato exclusivo com uma história fictícia e enriquecedora, podem surgir questionamentos sobre diversos fatores que lhes forem coerentes. Por exemplo: se a atitude de um personagem foi correta, como ele agiria…

A partir disso, o leitor pode passar a julgar mudanças no próprio jeito de ver a vida e de agir. Assim se enriquece culturalmente — a partir do contato com novas realidades — e pessoalmente — a partir da reflexão constante.

3. Desenvolvimento do imaginário e da criatividade

Ter contato com livros de literatura infantojuvenil que trazem a fantasia como mote faz com que a imaginação das crianças seja estimulada frequentemente. O faz de conta apresenta a existência de seres com superpoderes, de objetos que ganham vida, de cidades encantadas, entre outros elementos que não existem no mundo real.

Por isso, é muito importante que a literatura esteja sempre ao lado dos conteúdos didáticos. Com isso, as crianças aprendem cada vez mais e de forma lúdica.

4. Adequação às preferências do leitor

Existem diversas formas de classificação de livros de literatura infantojuvenil. Há livros que correspondem ao ano escolar mais indicado para leitura. Além disso, existem aqueles que se relacionam com o perfil leitor — como os livros que podem ser lidos de forma autônoma pelos leitores ou os que precisam ser lidos pelos professores para as crianças ainda não alfabetizadas — e também aqueles de temáticas específicas e de gêneros literários determinados.

O fato de existirem variadas opções de gêneros dos livros de literatura infantojuvenil faz com que os leitores escolham suas narrativas preferidas. Encontrar os livros prediletos daquele leitor fará com que ele passe mais tempo dedicado a ler, além de estimular o gosto pela leitura.

Escolha livros de Literatura Infantojuvenil para presentear

Em datas comemorativas como Natal, aniversário ou dia das crianças dê livros de presente! Essa é uma das melhores formas de contribuir positivamente para a infância e para o crescimento dos indivíduos.

Clique abaixo e veja, a partir das classificações desejadas, diversas opções de livros de literatura infantojuvenil.

CTA _ Nossos livros

Compartilhe: