Leitura e diversão nas férias - Coletivo Leitor

Leitura e diversão nas férias

Por Coletivo Leitor - 17 jul 2019 - 5 min

Julho é mês de férias escolares. Período em que temos tempo livre para fazer o que mais gostamos. Se o seu hobby é aproveitar as férias para ler, este texto é para você. Mas se o seu hobby não for esse, tudo bem! Mas que tal escolher um livro para testar o quanto pode ser legal viajar por diferentes mundos e dimensões nas aventuras de uma história? Além disso, caso você conviva com estudantes, aproveite as dicas para incentivá-los a cultivar o hábito da leitura. Para ajudar você, fizemos uma lista com 8 livros para ler e se divertir nas férias. Confira:

 

8 livros para ler e aproveitar as férias

Como falamos anteriormente, reunimos aqui algumas sugestões de livros com histórias muito divertidas para embalar as suas férias. Além do título, acrescentamos a faixa etária indicada e também uma sinopse para que você conheça um pouco do livro e escolha aqueles que mais te interessam. Essas leituras são alternativas para as suas férias valerem muito a pena.

 

Alfabeto de histórias

férias

Alfabeto de histórias é uma obra indicada para leitores de 6 e 7 anos. Nela, o autor Gilles Eduar cria uma história engraçada e cheia de brincadeiras para cada letra do alfabeto. Os textos curtos trazem o máximo de palavras com a letra em questão, sempre mostrando bichos em situações fora do comum. Além disso, o autor propõe atividades para o leitor interagir com o livro e relacionar texto e imagem.

 

Bichário

férias

Bichário é um livro proposto para crianças de 4 a 8 anos. Além de serem animais, o que o boi, o cavalo, a borboleta, a abelha, o peixe, a andorinha, o cachorro, o gato e a centopeia têm em comum? Se você respondeu poesia, acertou! Com uma deliciosa brincadeira com o ritmo, as palavras, a rima e a forma, Otoniel S. Pereira faz um diário de bichos, um Bichário, em que vai anotando suas impressões poéticas sobre muitos animais.

 

Caras encaradas

férias

Uma leitura recomendada para leitores com 9 anos em diante, Caras encaradas é uma obra que conta a história de Sarah e Tato, dois amigos inseparáveis. Juntos, eles dividem alegrias e travessuras. Um dia, eles discutem e descobrem que têm opiniões diferentes sobre algumas pessoas. Então resolvem compará-las – não é que isso se torna uma brincadeira muito divertida e surpreendente? Há momentos em que concordam, outros em que discordam totalmente, outros ainda em que concordam e discordam um pouquinho. O melhor é que a amizade não se abala com isso, muito pelo contrário!

 

Charadas para qualquer Sherlock

férias

Esta obra é indicada para estudantes a partir de 9 anos. Em Charadas para qualquer Sherlock, a autora Angela Leite de Souza apresenta com maestria e muito bom humor ficções policiais nonsense, que precisam ser desvendadas por um dos jogadores. Suicidas, braços amputados e enviados pelo correio, frios assassinatos e julgamentos ilógicos. Cabe aos leitores desvendarem esses casos com inteligência, observação e criatividade… enquanto criam mil outras histórias!

 

Destrava-línguas e outros poemas

férias

Christian David uniu em Destrava-línguas e outros poemas dois exercícios pra lá de divertidos: ler e destravar a língua. Neste livro ele reinventa, mistura e atualiza algumas parlendas e trava-línguas , além de propor brincadeiras com as palavras e os sons. Livro sugerido para crianças de 6 a 9 anos.

 

Mão e contramão: a aventura do trânsito

férias

Mão e contramão: a aventura do trânsito é uma obra de Liliana Iacocca e de Michele Iacocca, recomendada para leitores de 6 a 10 anos. O livro retrata cenas de trânsito por meio de  ilustrações cheias de ação, em uma brincadeira instrutiva que convida a criança a descobrir 12 personagens e as infrações que eles cometem.

 

A cidade-fantasma

férias

Sarah Dixan, em A cidade-fantasma, narra as aventuras de Naná e Beto. Eles saem para explorar os arredores de Sô Ninho, local onde passam as férias. Depois de caminharem por horas, começam a procurar o caminho de volta, mas descobrem uma cidade que não aparece no mapa e passam a noite ali. No dia seguinte, o povoado desaparece. Qual será o segredo dessa cidade misteriosa? A leitura é indicada para leitores de 12 e 13 anos.

 

Amigos secretos

férias

Em Amigos secretos, a autora Ana Maria Machado nos convida a conhecer o Clube da Árvore, uma turma formada por Pereba e seus amigos, que sempre se reúne nas férias. Um dia eles abrem um portal mágico para o mundo da ficção e vivem uma aventura ao lado de personagens do Sítio do Picapau Amarelo e de outros clássicos da literatura, como Peter Pan, Dom Quixote e Tom Sawyer. Leitura sugerida para leitores de 14 anos em diante.

 

E aí, gostou de algum livro e já se interessou pelas histórias? Pode ter certeza que suas férias serão cheias de aventuras e descobertas. Para conhecer outras obras tão legais quanto essas, clique aqui.

Compartilhe: