Lançamentos das editoras Ática e Scipione recebem prêmios

Por Coletivo Leitor - 19 maio 2021 - 2 min

Em março de 2021, a Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio anunciou os vencedores do prêmio Selo Cátedra 10 – edição 2020. Divididos entre as categorias Hors Concours, Distinção Cátedra 10, Seleção Cátedra 10 e Coleção Clássicos Cátedra 10, os livros premiados fazem parte de uma distinta seleção de obras avaliadas por especialistas e pesquisadores de literatura juvenil e infantil do GELIJ (Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil), grupo permanente de pesquisa da Cátedra Unesco de Leitura.

Cerimônia de premiação

Com o objetivo de identificar o melhor da produção em literatura infantil e juvenil no Brasil, o concurso abrange gêneros e temas diversos com atenção à qualidade das publicações. Os vencedores foram selecionados entre cerca de 400 obras inscritas e avaliadas pelo júri.

Celebrando a excelência de obras literárias que incluem crianças e jovens como leitores possíveis, figuram entre os vencedores do selo Distinção Cátedra 10 os títulos O pequeno filósofo, de Gabriel Chalita, e Ponha-se no seu lugar!, de Ana Pacheco, publicados pelos selos Scipione e Ática, da SOMOS Educação.

Na categoria Clássicos Cátedra 10, que reúne as melhores reformulações de clássicos da literatura, foi premiada a edição em formato HQ da obra Senhora, de José de Alencar, com roteiro adaptado por Luiz Antonio Aguiar e ilustrações de Shiko, também publicada pela Ática.

Além de marcar o retorno da coleção Vaga-Lume e figurar entre os vencedores do Selo Cátedra 10 da Unesco, o título de Ana Pacheco, Ponha-se no seu lugar!, também foi destaque do concurso Amare Livros, promovido pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços, com o Prêmio Mérito Literário, cujo resultado foi divulgado no mesmo mês. Também nesse prêmio, a obra O medo de rabo preso, escrito por Marina Miyazaki e ilustrado por Gilmar Machado para a coleção Dó-Ré-Mi-Fá, da Scipione, ficou entre os finalistas da categoria Literatura Infantil.


Compartilhe: