Por Bruna Batista - 30 mar 2020 - 6 min
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 2 de abril, data escolhida por ser o dia de nascimento do autor dinamarquês Hans Christian Andersen. Nascido em 1805, Andersen foi o primeiro escritor a adaptar fábulas e histórias especificamente para o mundo das crianças. São dele as primeiras versões infantis de “A pequena sereia” e “O patinho feio”.
No Brasil, a data é comemorada no dia 18 de abril em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. Um dos nomes mais importantes para a literatura infantojuvenil do nosso país, é ele o criador das diversas histórias que fazem parte do universo do “Sítio do Pica-pau Amarelo”.
Essa é uma data muito especial para nós do Coletivo Leitor! As leituras feitas na infância são essenciais na formação de jovens e adultos leitores. É nessa fase que damos os primeiros passos em direção ao mundo da literatura.
Uma parte muito importante da construção dos livros infantis é que eles são elaborados pensando no desenvolvimento das crianças. Com histórias que transmitem valores, ensinamentos, bons hábitos e boas maneiras, que são formas lúdicas de ensinar questões relevantes para a formação dos pequenos. Além disso, a prática da leitura por si só contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Por todos esses benefícios, preparamos este material ressaltando a importância do livro infantil. Além disso, listamos atividades para despertar o interesse das crianças pela leitura e livros que podem ser usados para esse propósito.
Você se lembra do primeiro livro que leu na vida? E do seu conto de fadas favorito, quando era criança? As primeiras leituras são marcantes em nossas vidas, pois é quando descobrimos a emoção de virar página atrás de página para saber mais sobre a história.
O Dia do Livro Infantil pode ser uma excelente chance para começar um projeto a longo prazo, visando desenvolver o hábito da leitura nas crianças. Diversas atividades podem auxiliar nesse processo, desde explicar a origem dos livros e por que eles são tão importantes até a montagem de uma peça de teatro a partir das obras, vídeos relacionados à literatura ou filmes sobre livros, trabalhos de pesquisa sobre os personagens e autores de determinado livro.
Outras atividades que podem ser iniciadas no Dia do Livro Infantil são:
As crianças precisam aprender a frequentar a biblioteca para, então, sentirem-se confortáveis nesse ambiente. A prática de ir até lá, fazer silêncio, escolher um livro e se sentar para ler precisa ser ensinada. Por ser um ambiente diferente do restante da escola, muitas crianças crescem com receio de fazer uso desse local. Conhecer a biblioteca da própria escola, ser incentivada a pegar os livros e ter responsabilidade para devolvê-los no prazo estipulado são ótimos hábitos a ser trabalhados e que podem ajudar a construir um perfil de jovem leitor.
Ensinar as crianças a terem um horário para ler é outra forma de desenvolver o hábito da leitura. Elas devem ser incentivadas a criar seu próprio momento de leitura. Essa atividade funciona ainda melhor se feita com auxílio de pais e responsáveis, que podem dar o exemplo e determinar esse momento para ler junto com os filhos.
Ter um clube do livro entre os alunos é uma maneira de incentivar a leitura e, também, o diálogo. Nos encontros do clube, pode-se discutir o que cada um mais gostou no livro, quais suas partes favoritas e o que depreendeu da história. Essa discussão ativa ainda mais a criatividade das crianças e coloca-as para refletir sobre o que leram, desenvolvendo as capacidades interpretativa e crítica.
A leitura, como sabemos, proporciona diversos benefícios ao nosso desenvolvimento e formação. O Dia do Livro Infantil pode ser bom, também, para trabalhar livros específicos. Estas são as nossas indicações:
Um autor de livros infantis passava seus dias, tardes, noites e finais de semana escrevendo histórias para crianças. Entretanto, os personagens dos contos de fada, cansados de interpretar os mesmos papéis, tiram o sossego do autor.
Rafael encontra um toco de lápis que uma fada deixou cair num jardim. Um dia, escreve com ele a palavra “bola” e vê surgir uma linda bola transparente. Ele descobre que o lápis é mágico e, então, começam os pedidos. Rafael procura atender a todos mas o lápis vai se gastando em meio a descobertas e divertimentos. Uma história sobre o poder criador da palavra e da imaginação.
Um menino deixa sua aldeia e parte em busca de seu pai, numa incrível jornada. O livro foi transformado em uma animação premiada internacionalmente.
Bia joga bola e não para quieta nunca. Maia desenha e gosta de ficar no seu cantinho. Um dia, elas dividem o banco no pátio e descobrem que tem muito em comum.
A leitura é parte essencial na nossa formação e, para as crianças, o livro infantil é a porta de entrada para um mundo de imaginação e aprendizado. Por isso, estimular a leitura, desde a infância, é essencial para formar um leitor.
Nesse sentido, utilizar diferentes gêneros literários em sala de aula pode ser um modo de deixar as atividades mais atrativas para os alunos. Leia o nosso material sobre como abordar os diferentes gêneros literários para diferentes perfis de leitor. Acesse o e-book: