Por Coletivo Leitor - 08 out 2020 - 6 min
O Dia Nacional da Leitura é comemorado em 12 de outubro. A data, instituída pela lei 11.899/09, tem como objetivo dar maior destaque à importância da valorização, desde a infância, dos livros e da leitura. Aqui, no Coletivo Leitor, sempre destacamos a necessidade de transformar a leitura em hábito desde cedo. Já ressaltamos também a transformação que esse hábito pode proporcionar e a importância das bibliotecas.
Para celebrar essa data, vamos recomendar algumas de nossas publicações anteriores que tratam da importância da leitura! Ao final deste artigo, indicamos também algumas obras que podem auxiliar no trabalho desse tema com os estudantes. Esperamos que goste!
Metodologias ativas são aquelas que tratam o aluno como protagonista do próprio desenvolvimento. Durante muito tempo, o processo de ensino manteve o professor como detentor do conhecimento, figura central cuja função se limitava a repassá-lo aos alunos. Atualmente, compreende-se a educação de outra forma, como um processo em que a colaboração entre as partes envolvidas – professores e estudantes – é vista como mais benéfica para a aprendizagem.
Essa metodologia pode ser usada em diferentes âmbitos do ensino e em diferentes conteúdos. No incentivo à leitura, utilizar essas ferramentas pode levar o aluno a buscar mais informações, entender melhor a história e desenvolver ainda mais a sua capacidade de interpretação. Nesse artigo, explicamos as metodologias ativas, sua importância, benefícios e alguns exemplos de como utilizá-la no desenvolvimento da leitura.
A pergunta que dá título a essa entrevista é bastante curiosa. Felizmente, a autora Eliana Martins a responde positivamente, relatando sua experiência em um projeto social em prol da leitura, realizado em um galpão de reciclagem na cidade do Rio de Janeiro.
Eliana, inspirada no trabalho do autor argentino Alberto Manguel, começou a ler livros para os trabalhadores da reciclagem. Na publicação, ela conta sobre as mudanças que o projeto gerou, despertando o interesse de diversas pessoas pela leitura.
Conquistar as crianças para que elas desenvolvam o hábito da leitura não é uma tarefa simples. Com tantas tecnologias à disposição, o livro, com sua capa colorida e suas várias páginas, nem sempre parece tão atrativo. É preciso que elas entendam e valorizem a experiência única que a leitura proporciona.
Nessa publicação, levantamos algumas dicas sobre como os alunos podem mudar sua experiência com a leitura, tal como a inserção do hábito na rotina, a participação em um Clube do Livro ou a identificação do gênero literário que desperte o interesse da criança.
Dificilmente os alunos vão compreender sozinhos o quão fundamental é desenvolver o hábito de ler regularmente. Por isso, além do incentivo da família, as escolas também podem criar iniciativas que auxiliem nesse processo. Nessa publicação, abordamos a importância das bibliotecas e de Projetos de Leitura para os alunos.
Os autores Walter Vertillo e Eduardo Vertillo escreveram esse texto para o nosso blog. A publicação fala da criação das tirinhas em quadrinho, ainda no século XIX, e seu avanço ao longo dos tempos, chegando no mercado atual, momento em que as histórias em quadrinhos são reconhecidas como um grande sucesso. Eles relatam suas experiências sobre o trabalho com HQ’s em sala de aula, a partir dos workshops que realizaram com estudantes sobre um de seus trabalhos, o livro As aventuras de Mark Twain e Tom Sawyer.
A professora de Clarice é uma mulher azeda que está sempre no pé dela. E pior: desaprova os livros de detetive que a menina tanto ama. Agora, Clarice precisa fazer um trabalho e provar o que ela aprendeu com essas leituras. Só que isso parece tão difícil quanto resolver um mistério…
Usando palavras e expressões de sons semelhantes e sentidos diferentes, Ana Maria Machado constrói uma brincadeira extremamente original. Em pares inusitados como “Um malabarista e uma labareda”, “Um matagal e uma tagarela”, “Um amuleto e uma muleta”, a autora faz um jogo que estimula o leitor a saborear os sons e a ficar atento para a riqueza e as inúmeras possibilidades da língua. O texto é todo em letra bastão, ideal para crianças que estão descobrindo a leitura, mas pode ser trabalhado em diferentes níveis de leitura, também em séries mais adiantadas.
Tato não dá a mínima para a leitura de Auto da barca do inferno. Mas essa lição vai mudar o garoto.
Este volume da série Para Gostar de Ler celebra a importância da leitura e os 50 anos da Editora Ática. São onze narrativas que falam sobre a paixão pelos livros. Com a maestria que os caracteriza, grandes nomes da literatura exibem seu talento em textos curtos e saborosos.
Que a leitura nos ajuda a desenvolver diferentes aspectos do aprendizado, da interpretação e do vocabulário nós já sabemos. Contudo, ela também pode auxiliar no desenvolvimento socioemocional. Veja nosso material sobre os livros que podem ajudar a trabalhar as habilidades socioemocionais previstas na BNCC! Acesse o material: