22 de Março – Dia Mundial da água

Por Nicolle Abreu - 20 mar 2020 - 5 min

O dia 22 de março é a data em que comemoramos o Dia Mundial da Água. O objetivo principal desta celebração é colocar em discussão assuntos sobre a preservação deste recurso e sua importância para a vida no planeta. Para os seres humanos, a água é responsável pela regulação da temperatura corporal, transporte de substâncias e eliminação de toxinas do corpo.

Além disso, a água é a agente principal das atividades fotossintéticas das plantas e sem ela não existe a possibilidade de irrigar as plantações. Ou seja, todo o funcionamento do planeta terra depende desse recurso natural, e cabe a nós a sua preservação. Pensando nisso, preparamos este artigo com a história do Dia Mundial da Água e dicas de leituras sobre o tema. Confira!

Com surgiu o Dia Mundial da Água

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que, em 1992, devido a necessidade urgente de manter a água como um recurso natural disponível, resolveu ampliar a discussão sobre o tema. A vida na terra só é possível devido a esse recurso e diante da importância da água para nossa sobrevivência, no dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Livros literários para trabalhar o Dia Mundial da Água

Para levantar discussões e trabalhar o dia da água em sala de aula, a literatura pode ser uma grande aliada. Para isso, separamos as obras a seguir que podem propor questões sobre preservação e conscientização ambiental:

A última gota – J.L Diego (editora Scipione)

Preocupada com a falta de água no planeta, Kika lê a história de Chuvisca, a última gota. Em seu caminho, a gotinha depara com a escassez e o desperdício, mas não perde a esperança.

Encontros d’água – sete contos d’agua – Ninfa Parreiras (Editora Scipione)

Há lugares com muita água, outros com quase nenhuma. Algumas paisagens são úmidas, outras são secas… As histórias deste livro levam o leitor a uma viagem lírica, na qual a água é a personagem principal.

Patabulle e suas botas vermelhas – Juliette Vallery e Tristan Mory (Caramelo)

Um dia de chuva pode deixar qualquer um chateado… Mas não o cãozinho Patabulle! Quando a chuva começa a cair, suas botas vermelhas se agitam e ficam loucas para passear. Assim que ele as calça e pega seu guarda-chuva, a diversão é pular de poça em poça! Mas é preciso ter cuidado, pois essas botas malucas podem levá-lo para qualquer lado…

O senhor da água – Rosana Bond (Editora Ática)

Um crime ecológico pode privar todo o planeta do consumo de água. Três jovens tentam impedir que essa tragédia aconteça, mesmo pondo em risco a própria vida.

Por que economizar água? – Jen Green e Mike Gordon (Editora Scipione)

Este livro ensina a importância de usar a água com inteligência, evitando o desperdício e preservando a natureza. Apresenta uma linguagem própria para crianças em fase de alfabetização e ilustrações que complementam e auxiliam na compreensão do texto.

Um copo d’água – Lalau e Laurabeatriz (Editora Scipione)

Um copo de água parece pouco, mas pode ser muito! Para um passarinho em um dia de sol, é refresco. Para o menino que quer fazer bolinhas de sabão, é diversão. Para um peixe que escapou do rio, é a salvação. Assim como, para uma flor que murcha, um copo de água é a vida de volta.

Conclusão

Não podemos negar a importância de se debater temas como a utilização consciente de nossos recursos naturais. Quando essa conscientização é feita na Educação Infantil, os resultados são ainda mais satisfatórios, visto que os hábitos das crianças ainda estão sendo moldados e podem ser modificados mais facilmente. O uso da literatura para gerar reflexões e discussões em sala de aula é uma maneira lúdica e que garante resultados mais efetivos.

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